Já comeu sua ASPIRINA hoje?

A aspirina ocupa um lugar especial na medicina. Descoberta no século XIX e introduzida na prática clínica em 1899, ainda hoje é um fármaco de "mil e uma utilidades", desde os mais conhecids efeitos analgésico, anti-pirético e anti-inflamatório, até alguns supreendentes, como na prevenção de doenças cardiovasculares e na prevenção e tratamento do câncer.  Entre uma coisa e outra, os cientistas já descobriram que a aspirina reduz ainda os riscos de pré-eclâmpsia (pressão alta em gestantes), e é forte aliada no combate a doenças degenerativas como o mal de Alzheimer, diminuindo em até 28% os riscos da doença.  Pode ainda ser utilizada no tratamento de pneumonias e resfriados em conjunto com a vitamina C, e atua no tratamento de doenças provocadas pela bactéria Staphylococcus aureus, que é uma das principais responsáveis pelas infecções hospitalares.

A aspirina tem como componente ativo o ácio acetil-salicílico, retirado da casca da árvore do salgueiro branco, que se metaboliza no organismo em ácido salicílico. No entanto, se sairmos da esfera dos produtos químicos e entrarmos na área da alimentação, verificaremos que o ácido salicílico é um ácido orgânico presente em frutas e vegetais!

Quer dizer...  tomar uma aspirina ou comer certos alimentos, pode ser praticamente a mesma ciosa: é tudo apenas uma questão de dose. O ácido salicílico presente nos alimentos tem propriedades benéficas devido ao seu efeito regulador dos processos inflamatórios, um conceito que explicaria porque tanto a aspirina, quanto uma dieta rica em frutas e vegetais ajudam, por exemplo a prevenir o câncer intestinal e outras doenças inflamatórias.

Em plantas sujeitas a um ataque de patógenos, a presença do ácido salicílico contribui para conter as infecções e induzir uma resistência sistêmica à doença. O ácido salicílico produz esses efeitos através de diversos processos biológicos, inclusive alterando a expressão de várias enzimas. Muitas dessas ações ocorrem nas plantas em concentrações comparáveis à daqueles pacientes que tomam aspirina em baixas doses.

Alguns alimentos são mais ricos em salcilatos que outros... a tabela abaixo dá alguns exemplos do conteúdo de alguns deles. Uma lista mais completa, você irá encontrar AQUI.


SALICILATOS NOS ALIMENTOS
por cada 100 gramas

Quase nada

Baixo
0.1    - 0.25 mg

Moderado
0.25 - 0.49 mg
Alto
0.5 - 1 mg
Muito alto
> 1 mg
VEGETAIS
Ervilhas
Vagem
Aipo   
Repolho
Lentilhas
Aspargos frescos
Couveflor
Cogumelos  frescos 
Cebola
Aspargos em conserva
Vegetais chineses
Alface
Azeitonas pretas
Abóbora
Alfalfa
Brocoli
Pepino
Favas
Espinafre
Batata doce
Champignon
Pimentão
Azeitona verde
Tomate
Rabanete
Chicória
FRUTAS
Banana
Pera
Maçã Red
Cereja
Limão galego
Manga
Maracujá
Grapefruit
Kiwi
Lychia
Nespera
Nectarina
Ameixa
Melancia
Maçã Granny Smith
Abacate
Cereja
Uva
Tangerina
Laranja
Damasco
Amora
Mirtilo
Cantaloupe
Tâmara
Goiaba
Passas
NOZES, SEMENTES e GORDURAS
Manteiga
Castanha de cajú
Pecan
Manteiga de amendoim
Gergelin
Avelã
Semente de Girassol
Côco
Castanha do Pará
Pinhão
Macadamia
Pistachio
Óleo de Coco
Azeite

Amêndoa
Amendoim

No entanto essas listas não contemplam os temperos... e, dentre eles o cominho, a páprica e o açafrão. Talvez isso possa explicar a baixa incidência de câncer entre os indianos?...

Vale a pena saber mais!