Alimente-se da sua PAISAGEM

Quanto mais perto da sua mesa for produzida a comida que você come, menos impacto terá no meio-ambiente. Os europeus criaram até um slogan para isso: "Eat your view!" - isto é - Alimente-se da sua paisagem! Se você quer preservar a paisagem à sua volta, alimente-se da cadeia alimentar que ajudou a criá-la.

Mas esse não é o único, e nem o principal motivo para se consumir produtos produzidos localmente. É preciso também conhecer quem produz a sua comida e não engulir - literalmente - qualquer coisa.

Ditam as boas regras alimentares que devemos procurar consumir alimentos orgânicos, sejam eles de origem animal ou vegetal. Infelizmente, o fato de um alimento ser produzido localmente não garante que seja orgânico...

E o que seriam os alimentos orgânicos?

Todo alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc.), conservando-os a longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.

PLANTAÇÕES orgânicas são aquelas desenvolvidas sem herbicidas e pesticidas nocivos ao homem e a meio ambiente; PECUÁRIA, AVICULTURA E SUINOCULTURA orgânicas acontecem onde os animais são criados livres em pastagens e terrenos sem agrotóxicos ou adubação química, sem o uso de ração de grãos, mesmo complementar, e sendo também proibido o uso de antibióticos e hormônios. Só os vegetais, ovos, leite e carne assim produzidos são de qualidade própria para o consumo humano.

Complementando essa qualidade, o ideal é que tais produtos sejam produzidos o mais próximo possível do lugar onde vivemos. Comida produzida localmente é mais fresca e mais nutritiva, pois o tempo entre a colheita/abate e o consumo deteriora o seu conteúdo nutricional.

Os "orgânicos de supermercado" são uma melhor escolha que os não-orgânicos, mas em geral sua qualidade é inferior, devido às permissividades legais em termos de uso de conservantes e modos de transporte. Daí o estímulo para que, na medida do possível, o que a gente come esteja dentro da nossa paisagem.

Alimentarmo-nos assim não é tão simples quanto se gostaria que fosse... mas, é possível!

Vale a pena saber mais!